sexta-feira, 28 de junho de 2013

Quando e porquê reduzir custos

Conceitualmente, custos são gastos relativos a um bem ou serviço utilizados na produção de outros bens ou serviços. Conforme a teoria financeira há dois tipos de custos: custo direto – aquele facilmente identificado no produto ou serviço – e, custo indireto – aquele que incide sobre o produto ou serviço de forma indireta como depreciação de bens, mão de obra indireta, seguros, etc.

Os custos podem ser variáveis – depende da quantidade produzida – ou fixo – independe da quantidade produzida – por exemplo: aluguel, depreciação de bens, etc.

O resultado – lucro ou prejuízo de uma empresa ou de qualquer instituição, entre outros elementos financeiros, depende diretamente da planilha de custos operacionais. Todavia, é importante dizer que os itens de custos são necessários para o funcionamento de um negócio; entretanto, é importante associar estes ao nível de qualidade do negócio, o que não tem uma relação direta. Isto significa dizer que se pode ter um custo percentual elevado em relação ao preço do produto/serviço sem, entretanto, oferecer um produto ou serviço de qualidade ou, pode-se ter itens da planilha com o custo acima da necessidade ou mesmo além da expectativa do cliente/mercado. E, é neste caso, que se pode reduzir custos.

Ao reduzir-se custos é importante ter-se presente que este procedimento de gestão, a princípio, não deve diminuir a qualidade dos produtos ou serviços. Um exemplo clássico de redução de custo é a substituição das ineficientes lâmpadas incandescentes – fornecem 5% de luz e 95% de calor – pelas eficientes lâmpadas compactas fluorescentes. Por outro lado, retirar um ventilador da sala de espera de um consultório médico, embora seja um item da planilha de custo insignificante, o resultado em relação ao conforto oferecido ao paciente/cliente é significativo e; isto, pode afugentar clientes. 

Ao se pensar em reduzir custos, deve-se pensar, sempre, num procedimento de racionalização inteligente, ou seja, trocar alguma coisa por outra de menor preço ou mesmo preço, mas com maior eficiência, ou, eliminar algo desnecessário. Questionar e revisar a planilha de custos x produtos e serviços oferecidos x qualidade é sempre recomendável. Lembramos que num processo de análise de redução de custo é importante a opinião das pessoas envolvidas e comprometidas com o processo produtivo/serviços, pois estas, têm um sentimento mais apurado do que é relevante ou não no negócio.

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