domingo, 31 de janeiro de 2010

Coluna das informações técnicas - óleos lubrificantes automotivos


Conceito de lubrificação

A lubrificação consiste na colocação de uma película fluída entre duas superfícies metálicas em movimento onde o óleo tem a função de impedir o contato metal com metal, reduzir o atrito e o desgaste das peças em serviço.

Tipos de óleos

Os óleos de acordo com sua constituição química podem ser:
a) Parafínicos, Naftênicos e Mistos;
b) Óleos graxos;
c) Óleos compostos;
d) Óleos sintéticos.

O óleo usado no motor do automóvel

O óleo usado no motor dos nossos automóveis são, basicamente, de dois tipos, os parafínicos e os sintéticos. Os parafínicos são óleos minerais obtido por processo de destilação e demais tratamentos e sua origem é o petróleo (são óleos mais comuns, de menor custo e são os mais utilizados nos nossos automóveis). Os sintéticos são obtidos por síntese química tendo como origem resinas sintéticas (foram desenvolvidos para condições mais severas, são mais resistentes e de maior custo).

Características básicas de um óleo

Entre os muitos elementos que caracterizam um óleo lubrificante, os mais usuais (populares), são a viscosidade e os aditivos usados.

Viscosidade:

É a sua resistência ao escoamento; mede-se o grau de atrito interno do óleo quando ele escoa. É a propriedade mais importante dos óleos lubrificantes. A escolha do lubrificante adequado é basicamente uma escolha de viscosidade.

Classificação:
O grau de viscosidade para óleos conforme a norma SAE (sociedade automobilística americana) é: 5 w, 10 w, 20 w, 30w, 40w, 50w.

Aditivos:

São empregados para reforçar propriedades já existentes no óleo e para criar novas inexistentes.
Nota: nunca se devem misturar óleos de marcas diferentes, porque há riscos da incompatibilidade entre aditivos.

Tipos de aditivos: anti-oxidantes, anti-ferrugem, anti-corrosivo, anti-desaste, dispersante-detergente, melhoradores dos índices de viscosidade, extrema pressão, anti-espuma, emulsionante, bactericidas, entre outros.

Óleo multiviscoso

Trata-se de um óleo com aditivos que confere ao óleo a propriedade de multiviscosidade modulando esta conforme a temperatura do motor. O grau de classificação é do tipo: Sae 15w - 50, 20w - 40, 20w-50 , são os chamados óleos multiviscosos, também são os mais recomendados e mais utilizados atualmente.

Então agora vem a pergunta clássica: que óleo eu devo usar no motor do meu automóvel?

O seu mecânico (que deve saber a respeito de óleos lubrificantes) é que vai responder.
Como regra geral, devemos optar por um óleo multiviscoso e de marca nacionalmente bem conceituada.

Fonte: Corrêa, L.M e Silva, M. A. - Análise e Tratamentos Anticorrosivos - Engenharia Mecânica. S. Leopoldo, RS. Editora Unisinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário