domingo, 12 de julho de 2015

Segurança da informação

by JCosta
 
Em épocas de megabits e gigabits é importante ter-se presente que a internet, também conhecida por Wold Wide Web ou rede mundial de computadores é um ambiente que, a exemplo de ambientes físicos, também tem problemas relacionados com a segurança. Na  tecnologia da informação, existe uma área de especialização denominada Segurança da Informação para tratar das questões de segurança; nesta, são abordados de modo organizado, todos os conceitos, regras, recomendações e procedimentos para diminuir o nível de risco de vulnerabilidades do uso indevido dos dados de usuários  domésticos e das empresas.
Conceitualmente, informação, são todos os dados de registros físicos ou digitais de alguma coisa. Nas empresas, todos os dados armazenados em qualquer meio são considerados bens relevantes utilizados em vários processos de decisões, portanto, devem-se ter cuidados e critérios para tratar com os mesmos. A recomendação vale para o cidadão comum, também.
No caso das empresas, que fazem uso de e-commerce, marketing e transações de negócios através da internet, o risco de ter seus dados acessados por pessoas (hackers) ou mesmo de empresas mal intencionadas fica aumentado pelo volume de informações que circulam nas redes. Pensando nisso, faz-se necessário que o dono do negócio introduza uma rotina de controle da informação, estabelecendo que tipo de dados cada funcionário está autorizado a acessar. Para tanto, existe, também, o recurso de softwares (programas) cujo objetivo é monitorar e controlar o uso de computadores com a emissão de relatórios detalhados de acessos destacando, dia, mês, ano, horário, tempo, sites, e-mails, etc. Outra recomendação para aumentar a segurança é introduzir o requisito de login, com nome do funcionário e senha, onde se deve ter o cuidado do uso de senhas (password) não banais e programar períodos para trocá-las; desta forma, ao fazer-se auditorias para detecção de problemas, um processo de rastreabilidade possibilita a identificação dos acessos e os respectivos usuários.
Outro problema são os ataques por vírus – módulos de programas, que acompanham um programa principal com a finalidade de prospectar dados pessoais ou dos negócios da empresa. Portanto, é recomendável que o acesso de sites ou a realização de downloads (baixar) de aplicativos sejam realizados examinando-se  as informações do conteúdo da página, bem como a origem e credibilidade do site.
Penso que se deve tratar da segurança da informação com parcimônia, adequando os cuidados e controles à uma análise de riscos a partir dos tipos e volumes das informações/dados, evitando-se comportamentos extremados de supercontroles, o que ao invés de ajudar pode, sim, aumentar em muito os custos de segurança e até atrapalhar a gestão da informação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário