terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Palavras

by Jornei costa

Como seria bom se todas as pessoas tivessem consciência da força das palavras. Palavras podem elogiar ou desqualificar, provocar a discórdia ou unir pessoas; portanto, ter cuidados ao formulá-las é sempre recomendável. Ao escrever um artigo ou uma crônica penso na palavra certa para o lugar certo tendo o cuidado de não ofender ou criticar por criticar, mas de fazer provocações e produzir reflexões.
Produzi-las nunca foi uma preocupação, embora aconteçam situações que elas se neguem a pousar em lugar que eu possa vê-las. Desisto. Dou tempo ao tempo e tento buscá-las em momentos futuros. Olho para as palavras e troco a cor, deixo-as como estão ou as destruo. Leio e releio. Não tenho nenhuma pena em retirá-las do alcance dos meus olhos ou trocá-las por outras mais adequadas para dizer o que realmente eu quero dizer.

Sei, entretanto, que ao escrever-se e publicar um texto temos a responsabilidade dos seus efeitos. Publicar nossas opiniões e ideias é colocar a cara a tapas. Mas esse é o nosso papel: colocar palavras em espaços visíveis para que o leitor possa ler e ponderar. Pode ser que o leitor diga: “de onde esse cara tirou essa ideia; ele tá maluco”, ou, “sabe, esse cara é um imbecil, imagina se isso vai acontecer”, ou, “o cara é ótimo, ele reúne palavras que dão sentido para suas críticas e observações”. É assim. Cada um tem seu jeito de juntar palavras, de expressar sua visão, é a liberdade de olhar para uma paleta de cores e optar pelo azul ou magenta.

A folha em branco oferece sua pureza para ser maculada por símbolos autorizados ou não a pousar. Têm dias em que as palavras fluem como uma avalanche de uma grande montanha de gelo, nestes casos, precisa-se ter paciência para esperar que elas se acomodem na base da montanha.  Outras vezes a palavras são escassas e não encontram a folha em branco para se juntarem em frases que possam ser compreendidas. Tem dias que elas, as palavras, se insurgem contra seu criador: é a rebelião do silêncio.

Algumas palavras anunciam que estão dispostas a se materializarem em textos visíveis, o que significa que neste momento estamos criando uma interface para expressar nossas ideias e pensamentos. A matéria-prima está disponível; é hora de o artesão entrar em sena para moldar o texto. Chega a hora do acabamento, dos retoques e, também, chega a hora de dizer-se: “está pronto”, é a hora de parar, é a hora de desapegar e publicar.







Nenhum comentário:

Postar um comentário