segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

É hora de refletir sobre a crise

by Jornei Costa

Quando nos deparamos com situações que requerem tomadas de decisões, principalmente para aquelas não previstas, ou, as que surgem fora da rotina, penso que a grande sacada é utilizar-nos da inteligência e das experiências a favor, isto é, na busca do melhor caminho e da melhor solução para os problemas.

Com relação à crise que estamos vivendo no momento, independente de sua natureza, mas no caso a crise é plural, ou seja, política, econômica, institucional, ética e moral; ela deve ser vista como algo que, pelo menos no momento, não temos o menor poder de administração, portanto, resta-nos a prerrogativa de nos proteger e de buscar soluções. Na medida em que estejamos sendo afetado pela mesma, isto exige mudanças no nosso comportamento, por exemplo, que saiamos do nosso estado de conforto e conformismo e passe a pensar, refletir, criar, inventar, reciclar, modificar, revisar, ponderar, correr, parar, discutir, dialogar, pesquisar, consultar, etc.

Sem a pretensão de usar argumentos com o impacto de autoridades históricas, penso que seja oportuno evocar o filósofo grego Sócrates, cujo método de estimular as pessoas a pensarem, quando consultado, era conduzir o diálogo com muitas perguntas numa sequência de por quês. De forma inteligente e colaborativa, o sujeito não só era induzido a pensar como a buscar, por si próprio, o melhor caminho para a solução do seu problema.

Certamente há alguma dificuldade de se encontrar uma receita para cada indivíduo ou família, pois cada pessoa ou família tem suas características próprias, vontades, vícios, rotina, visão de mundo, experiências, disciplina, capacidades, habilidades, necessidades, etc. Outro ponto importante é liberar a nossa percepção no sentido de diagnosticar os problemas e soluções e, se tivermos dificuldades nessa avaliação, uma das saídas é ter a humildade de pedir ajuda.


As crises continuarão a existir e nós também, então...

Nenhum comentário:

Postar um comentário