sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Administração/Qualidade - Itens de Controle

by JCosta
 
        A primeira vez que ouvi falar em itens de qualidade foi na década de 90, como parte de um trabalho na Gestão da Qualidade.  O fato é que na época quase todas as empresas de médio e grande porte aderiam a programas de qualidade na busca de produzir com mais qualidade e com maior produtividade. Programas como Qualidade Total, Just In Time, Kanban, Sistema Toyota de Produção, entre outros, começavam a fazer parte da filosofia de administração do mundo fabril para poder competir, não mais com um mercado regionalizado, mas global. E, também, os programas de qualidade funcionavam como uma preparação para os processos de certificação conforme as especificações internacionais, entre ela a ISO - sigla de International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização, em português. 
         Mas o que me fez lembrar sobre este assunto foi o fato de, neste mês, um colega me perguntar se eu já havia tido contato com esse tipo de assunto: itens de controle, pois a namorada do mesmo teria que fazer um trabalho de conclusão de curso sobre o tema e ela estava preocupada, pois a proposta parecia ter certa complexidade. Disto, percebi que itens de controle ainda estavam na moda e foi então que resolvi socializar o tema escrevendo este artigo. 
        Pois bem, partiremos de uma frase que se tornou contundente no cenário da administração: “O gerente que não tem itens de controle não administra nada.” Embora a mensagem seja um pouco apocalíptico, a frase se traduz por perguntas como:
- Quantos novos clientes eu tenho conseguido prospetar mensalmente?
- Quantos clientes deixaram de comprar nos últimos 6 meses?
- Qual o meu turnover – rotatividade de pessoal anual?
- Se fábrica, qual o meu nível de rejeito de fabricação mensal – sucata, ou, no caso do comércio, por deterioração de produtos?
- Qual o nível de devolução de produtos por defeito de fabricação ou, no caso do comércio, por estar estragado?
          Mas afinal o que são itens de controle? Itens de controle são índices numéricos estabelecidos, tendo como foco elementos de qualidade, custo, prazo de entrega, controles relacionado com a mão-de-obra, segurança (acidentes), ou qualquer outro fator, cujos efeitos podem afetar o desempenho de um processo, setor, departamento ou a empresa.
Sim, mas como vou definir as metas dos meus itens de controle? A definição dos itens de controle, bem como das metas, podem vir de várias fontes, entre elas podemos citar:
- da(s) necessidade(s) de clientes;
- do planejamento estratégico da empresa (alta administração);
- da visão estratégica do gerente do processo, setor ou departamento.
           Ainda falando de metas, cabe ao gerente estabelecer o índice. Para tanto, ele deve ter o Benchmark – melhores resultados a nível mundial, pois hoje o seu concorrente não é mais regional ou nacional, mas globalizado e, a partir desse índice deve estabelecer qual será o índice-meta.
           E você gerente, já tem os seus itens de controle estabelecidos?

 

 

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